Como fidelizar clientes em seu salão de beleza

Mais importante que atrair novos clientes é fidelizar clientes em seu salão.

Bom no requisito atendimento a grande maioria dos nossos salões de beleza deixa muito a desejar, as vezes por falta de atenção, outras vezes por falta de planejamento e até mesmo por não saber. A sutileza e o cuidado fazem toda diferença. Mas o que isso tudo tem a ver com fidelidade?

Nossa sociedade muitas vezes doentia, frenética e doente o ser humano vira número, estatística, potencial. Esquecemos que por traz de cada rosto, cada cabelo, existe uma história com sentimentos, angustias e anseios. Por essa razão o atendimento é hoje um dos principais fatores de sucesso ou não. Além de um trabalho de excelência atender bem faz parte do “ser cabeleireiro”. Mas o que é atender bem? Um bom atendimento exige conhecimento. Um profissional precisa conhecer a história e o gosto de seus cliente. Muitos podem considerar isso que vou dizer agora uma invasão de privacidade. Porem existem formas para obter certas informações sobre seus clientes seguem algumas dicas de como você pode garantir um atendimento de excelência:

  1. Cada cliente deve ter sua fixa, esta pode ser digital ou física, na fixa você vai anotar os procedimentos feitos, os produtos utilizados, montando um histórico de valores e serviços. Uma parte dessa ficha você precisa reservar para anotações pessoais do tipo: gostos por bebidas, café com ou sem açúcar, quantas colheres, gosta de viajar… que viagens? Gosta mais do clássico o do moderno?  Interesses literários, cinema, lazer, esportes opiniões políticas, ideológicas… enfim … você precisa ter dados de suas clientes. Dessa forma quando ela agendar você saberá como atender … como servir o café, que assunto conversar e o que evitar. As pessoas procuram se relacionar por afinidade. Quem não gostaria de ir num salão onde se conversa sobre o que você gosta, em tem o café no seu gosto, a revista que você adora?
  2. As redes sociais ajudam muito. Lembre-se –se de seus clientes fora do trabalho, interaja, e não só mande promoções ou serviços novos, não seja o chato do Face book ou do whatsapp, mande coisas que seus clientes gostam … artigos, roteiros de viagens, tendências, respeite os gostos e opiniões (querida encontrei esse artigo e lembrei da nossa conversa de ontem… Oi lembrei que você gosta de vinhos… terá uma degustação de vinhos dia …) ninguém quer receber apenas promoções. As pessoas gostam de serem lembradas. Importe-se com seus clientes não só nas promoções mas em todos os momentos, na medida certa, os chatos serão bloqueados.
  3. Ambiente. Seu ambiente precisa proporcionar conforto e bem estar, não estou falando de luxo, um ambiente acolhedor não é luxuoso, a ostentação não traz clientes, as pessoas não sentem-se à vontade. Crie um ambiente onde todas as pessoas sintam se bem, do mais simples ao mais sofisticado, para tanto a informalidade é o melhor caminho. Crie um ambiente familiar, use livros na decoração, ou peças de arte objetos que fujam da normalidade de um salão de beleza comum.

A fidelidade passa mais pelo atendimento do que pelo trabalho profissional em si.” Eu vou lá porque me sinto bem, gosto de estar naquele salão e conversar com aquele cabeleireiro…” Todos gostamos de atenção e reconhecimento, dê ao seu cliente o atendimento e atenção que você gostaria de receber, ninguém vai onde é mal recebido.

O atendimento faz parte do currículo dos nossos cursos, ensinamos não só a cortar bem um cabelo, mas atender bem e gerenciam bem seu negócio.

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